PRINCÍPIOS NORTEADORES
O Colégio Santa Rosa reconhece que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. Nosso compromisso é cumprir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Considerando a velocidade com que a educação se atualiza e a sociedade evolui, estamos sempre atentos às oportunidades de inovação.
PRÉ-ESCOLA
Pré I (4 anos completos até 31/03).
Pré II (5 anos completos até 31/03).
INFORMAÇÕES GERAIS
- Turno da tarde, das 13h15min às 17h15min.
- 20 Horas/aula semanais.
ATIVIDADES DIFERENCIADAS APLICADAS SEMANALMENTE
- Educação Física com professor especialista.
- Língua Inglesa com professor especialista.
- Educação Tecnológica com professor especialista.
- Musicalização com professor especialista.
- Biblioteca: retirada de livros, incentivo à leitura.
- Hora do Conto com professor especialista.
- Pedagogia Empreendedora.
- Recreação, parquinho, dia do brinquedo, atividades lúdicas.
DIFERENCIAIS:
- O estudante e a aprendizagem no centro do processo educativo.
- Educação para o desenvolvimento integral.
- Diversidade, individualidade e equidade.
- Qualidade de ensino, aprendizagem significativa.
- Professores especializados e em constante formação continuada.
- Olhar individual para o aluno.
- Respeito e afeto.
- Inovação e Empreendedorismo.
- Salas de aula climatizadas e equipadas com projetor e multimídia.
- Segurança.
MATERIAL DIDÁTICO (a partir do Pré II)
Material didático do Sistema Positivo de Ensino, especial para colégios particulares e acesso à Plataforma POSITIVO ON.
EVENTOS / PROJETOS
- Datas Comemorativas
- Dia da Família
- Festa Junina
- Dia do Estudante
- Semana da Criança
- Expo Santa Rosa (bienal)
- Noite do Pijama
- Festa de Natal
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A avaliação realiza-se através da observação sistemática, objetivando acompanhar o crescimento da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
- Os resultados da avaliação serão expressos trimestralmente através de Parecer Descritivo.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
- Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
- Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
- Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
- Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
- Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.